terça-feira, 27 de outubro de 2015

Uma luta sem fim

Minha infância foi bem triste, sempre tive que ouvir piadas de mal gosto sobre minha cor, cresci achando que ela era um problema, pedia a Deus todos os dias para que eu acordasse branca com o cabelo liso, lembro de viver em negação e não aceitar que me chamassem de negra , batia o pé e dizia "Negra não, eu sou marrom escura", lembro de ter amigas e viver na casa delas brincando, mas quando o meu irmão aparecia elas o atacavam e o chamavam de saci, aquilo me deixava triste, meu irmão dizia não ligar, mas aquilo me incomodava, fiquei quase 1 ano sem ir na casa delas por isso. Mas bem antes disso lembro de descobrir que a prima das minhas amigas não gostava de mim pois eu era negra, e sim ela falou isso na minha cara, ela era criança assim como eu porém mais nova, aquilo doeu em mim e doí até hoje, relatei esse ocorrido há alguns anos para a novela malhação, e gostaria de nunca ter passado por isso para poder contar essa história.
Com 16 anos se repetiu a mesma história com outra criança.
Fora isso cresci ouvindo minhas "amigas" tirando sarro do meu cabelo, contando piadas sem graça a qual eu sempre saia chorando e elas afirmavam entre elas que eu era infantil e não sabia brincar.
Bem antes disso, quando eu comecei a usar a internet na época do orkut, lembro de começar a tirar fotos e entrar na onda, lembro de criar uma comunidade para mim por crer que eu ficaria popular, mas só me deu tristeza e noites de choro,quando criaram uma comunidade pra mim "Marina, quem conhece assusta", eu raramente lembro disso mas se a pessoa que fez isso soubesse o estrago que criou naquela época, talvez repensasse em não fazer isso.
São tantas lembranças tristes que hoje tento não pensar, são lembranças muito passadas e algumas lembranças atuais, só quero dizer que se você que esta lendo passou por isso, eu sinto muito.
O que nós negros fizemos de errado? só queremos ser respeitados, cor não define caráter, queremos as mesmas oportunidades, eu estudei em colégio particular onde no inicio eu era a única negra e tinha que aguentar forte "zoeiras" e ainda ouvir eles dizerem que não tinham preconceito até porque os avós deles eram negros e preconceito existia na cabeça de quem sofre. Não, preconceito existe sim e ele fica na sua cabeça, que não pensa duas vezes antes de nos diminuir quando estamos em uma posição melhor que a sua.


Nenhum comentário:

Postar um comentário