sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Empodere-se/ Larissa Isis

Há alguns meses atras conheci o trabalho incrível de Larissa Isis, fiquei encantada com a forma que ela aborda a cultura negra já que isso é bastante raro.
Larssa pe formada em nurtrição mas não deixou seu amor pela fotografia limitado a isso, já que descobriu essa paixão muito cedo, resolvendo se arriscar e fotografar o que ela ama e gostaria que fosse retratado, e não é que deu certo? Essa mulher talentosa tem colocado todo o seu amor e dedicação no seu trabalho e para quem não a conhece ainda, siga Larissa em suas redes sociais, inclusive em seu site tem um vídeo maravilhoso contando sobre o seu trabalho.
Convidei ela pra bater um papo bem legal com a gente e convido vocês a continuar aqui no blog.

Qual o real motivo por você ter se apaixonado tanto pela fotografia? 
Eu me apaixonei pela fotografia por causa de fotos "com o fundo embaçado" (profundidade de campo). Achava demais aquilo e queria aprender a fazer .. Bom, a cada dia que passa me apaixono mais por esta arte.




Você acha que a mulher negra esta chegando exatamente onde ela sempre quis e deveria estar?
Infelizmente estamos longe. É um trabalho de conscientização a longo prazo e parece que despertamos somente agora. Talvez os frutos desse corre apareça lá na frente mas não por isso, é importante que continuemos nos empoderando. Unidas, sempre unidas pois chegaremos mais longe.



Li em algumas matérias sobre você que já teve problemas com auto estima, quando foi que você realmente repensou e viu que era linda exatamente como é?
Eu não sei ao certo quando isso aconteceu mas acredito que tenha sido por volta dos 13. Demorou né? Mas veio com tanta força que não tem espaço pra ninguém que pense diferente!

Na escola geralmente é onde temos o primeiro contato com o preconceito,como você lidava com isso? E nos dias atuais como você lida com esse tipo de atitude?
Eu nunca deixei que ficassem zombando de mim. Não é o certo mas eu batia boca. Minha mãe contava que um dia dois meninos de bicicleta me chamaram de macaca e eu saí correndo pela rua atrás dos desconhecidos. Na escola era assim e eu nunca liguei pros apelidos e tal. Nunca voltei chorando porque me xingaram. Eu resolvia por lá mesmo.

O que o povo negro significa pra você?
Eu sou o povo negro! Eu sou luta, sou resistência e tenho certeza que sou vitória também. Numa sociedade onde a largada foi dada com uma diferença enorme entre o povo branco (eles ganharam a vantagem de largar lá na frente, muito a frente) somos guerreiros. CONTINUEMOS!



Pessoal:

Quem é Larissa Isis? Como você se define?
Sou calma,.. Mas a mente não pára. Tantas ideias ao mesmo tempo.
Sou sagitariana!
Gosto de conhecer lugares novos e voltar naqueles que gostei. Sou alegre, sonhadora e muito confiante.
Faço pelas pessoas o que gostaria que fizesse por mim (mas sem esperar algo em troca).
Gosto de esportes, vida saudável e coisas simples.


Qual é o seu maior sonho?
Ver todo este engajamento do negro tendo seus resultados. A erradicação do racismo (e uso a palavra erradicação porque isso é uma doença mesmo).

Quem te inspira?
Minha mãe (ela faleceu e deixou apenas boas lembranças de como era um ser humano puro). Eu quero muito ser o que ela foi pra muitos.

Lugares que pretende conhecer?
Já conheci NY mas quero os detalhes, cada vez mais. Ir aonde o turista nao chega, ser uma new yorker...

Pessoas que gostaria de fotografar?
Acho q na verdade isso vai mudando com o tempo..
Esses dias eu vi uma freira negra na minha rua enquanto eu dirigia e pensei: Meu Deus, eu queria tanto poder conversar com ela e fotografá-la. Ouvir suas histórias. Então deixei de ter vontade de fotografar "celebridades" que eu tinha antes. Quero retratar histórias de qualquer pessoa. Sentar e ouvir histórias interessantes que muitas vezes ficam escondidas por não ser pessoas que "ganham muitos likes".

O que a fotografia significa para você?
Tem uma frase que é assim: 1 por amor, 2 por dinheiro. A fotografia é 1.

Todas as fotos são de autoria de Larissa Isis

Na fotografia:

Qual a sensação ao ver seus clientes felizes com o resultado?
A sensação é boa e me faz querer ser cada vez melhor! Me fortalece demais, me faz querer continuar..

Quais fotógrafos te inspira?
Gordon Parks pois ele retratou todo o período da segregação racial nos estados unidos e nos deixou imagens que falam por si e é isso que quero fazer.
Rog Walker and Bee Walker, Andre L Perry e Pierre (visuals by pierre) todos americanos que levam a arte da maneira que eu gostaria de levar.
O brasileiro Fer César me faz querer entender mais sobre a fotografia.

Deixe um recado para os leitores e para o nosso povo negro:

É o que sempre falo. Nós negros (mulheres, homens...) precisamos unir nossas forças, estarmos lado a lado como irmãos e corrermos juntos pelo nosso. Estamos na busca do mesmo objetivo então é mais fácil dar as mãos e andar no mesmo caminho/sentido. UNIÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário